O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio no país. Porém, em 2016, as vendas relacionadas à data caíram em cerca de 8,4% segundo o Serasa Experian – e, com a economia ainda lutando para se reerguer, as previsões para 2017 não são tão animadoras.
Diante desses números, o fato é que não dá para ficar de braços cruzados esperando que os clientes cheguem até você.
É preciso ser ativo e explorar as possibilidades de cativá-lo e despertar o seu interesse em meio ao oceano de opções de presentes ofertados pela concorrência.
O marketing digital já é um imperativo para quem quer ser visto no mercado. Mas será que você sabe como explorar as ferramentas certas no momento exato?
Saiba que é possível ganhar destaque e conquistar clientes e vender mais no Dia das Mães – a solução pode estar a um pin de distância!
Seja uma inspiração!
Os usuários que procuram um presente para o dia das mães dificilmente já têm uma opção definida, e é provável que busquem inspirações para um item original – e é no Pinterest que eles vão encontrá-las.
Segundo pesquisas da própria rede social, mais de 33 milhões de usuários já salvaram pins relacionados ao dia das mães – e o número de inspirações chega a incríveis 252 milhões.
Não há dúvidas de que o Pinterest é o lugar ideal para exibir seus produtos. Explore essa possibilidade!
Não foque apenas em você
Na hora de elaborar um painel de Dia das Mães, é preciso ir além dos seus produtos – caso contrário, ele virará apenas um catálogo, o que não é nada interessante para os usuários que buscam inspiração.
Que tal dar dicas de como planejar um passeio para o Dia das Mães ou um café da manhã especial? Outra boa ideia é dar inspirações do tipo DIY, como cartões, cestas de presente ou outros mimos que podem ser dados junto com o presente.
Além de ser uma forma de cativar os usuários com criatividade, a temática Do It Yourself é uma das mais buscadas no Pinterest.
Capriche no tom da campanha
O Dia das Mães remete a afeto, cuidado e carinho. E para que sua estratégia no Pinterest tenha sucesso, você precisa transmitir esses valores para os usuários.
Pense em qual é o seu público – tanto em quem comprará o presente quanto em quem receberá – e procure usar uma identidade visual criativa e atraente, além de uma linguagem adequada em suas legendas.
Atente-se às palavras-chave
Escolher as palavras-chave corretas é tão importante quanto as imagens que você pretende postar. Afinal, é por meio delas que seus pins serão encontrados pelos usuários.
Invista em termos variados e sempre relacionados com a data, como “dicas para o dia das mães”, “presentes para o dia das mães”, “feliz dia das mães”, “ideias para o dia das mães” etc.
Outra dica é apostar no uso de hashtags para aumentar o seu alcance e atrair mais usuários.
Não deixe para o último minuto
Segundo o Pinterest, as pesquisas temáticas sobre o Dia das Mães começam com algum tempo de antecedência – os usuários já começam a pinar suas inspirações em meados de março.
Isso quer dizer que, para ser visto, você também precisa se antecipar! O dia das mães está batendo na porta e, se você ainda não começou a sua campanha no Pinterest, é melhor se apressar.
Ainda não está convencido? Então veja as principais razões para começar a montar sua estratégia no Pinterest agora mesmo!